Materiais para Bordado de Contas

Foto por sweetjessie

Bordado de Contas é uma técnica de decorar tecidos com miçangas, lantejoulas, pérolas e outros variados tipos de contas que formam delicados bordados. Você pode bordar contas em roupas, acessórios, objetos e peças de decoração.

Contas, Pedras e Enfeites

Em lojas de armarinhos ou em lojas especializadas em pedrarias você encontra variados tipos de contas para escolher, em diferentes materiais e formatos. Brinque com cores, formatos e tamanhos. As aplicações podem ser simples ou elaboradas. Sua imaginação é o limite, tudo depende do efeito que você quer alcançar. Para bordados mais discretos, opte por contas da mesma cor do tecido. Às vezes, menos é mais e você pode conseguir efeitos interessantes utilizando somente pérolas brancas, por exemplo. Abaixo algumas contas usadas para bordar:


Linhas

A escolha das linhas usadas para bordado de contas depende do propósito do bordado. Por exemplo, se for bordar em uma peça lavável, você deve escolher uma linha mais resistente.

A linha deve ser fina o suficiente para passar pelas contas pelo menos duas vezes. Em relação à cor, escolha a mesma cor do tecido ou combine com a cor das contas.

Linhas de Nylon são bem resistentes e têm disponível em espessuras diferentes. Fios de Poliéster também têm boa resistência e flexibilidade. Podem ser 100% Poliéster ou mesclado com Algodão.  Se você quer aplicar as contas somente em pequenos detalhes do bordado, pode usar Linhas para bordar.

bordado-contas-linhas

Tecidos e Agulhas

Bordado de contas pode ser feito em qualquer tecido. Clique aqui para saber mais sobre tecidos para bordar. Antes de escolher é preciso considerar se o tecido irá sustentar o peso e o tamanho das contas.

As agulhas são bem finas e longas. Disponíveis nos tamanhos 10 até 15. Clique aqui para ver quais agulhas são usadas para bordar.

Esses são os materiais básicos usados para Bordado de Contas. As contas podem ser aplicadas em pontos básicos de bordado, como o pesponto e também em pontos específicos da técnica, mas isso é assunto para outro post.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *