Como bordar formas circulares e curvas com o Ponto Cheio

Antes de começar um bordado livre é importante analisar as formas do desenho para definir alguns detalhes e evitar retrabalhos. Preencher curvas e formas circulares às vezes pode ser um desafio, mas com a prática e algumas técnicas, aos poucos o bordado fica perfeito.

Para bordar preenchimentos com o Ponto Cheio, primeiramente analise o tamanho da área a ser bordada. Em formatos muito grandes, o Ponto Cheio não é a melhor opção porque vai ficar com falhas. Em breve vou postar pontos que podem ser utilizados nessas áreas maiores de preenchimento.

Depois de analisar o tamanho, utilize um ponto de contorno para delimitar as bordas. No meu exemplo eu bordei com o ponto-atrás. Uma outra boa opção para essa etapa é contornar com o ponto corrente.

O próximo passo é definir a direção e o ângulo dos pontos. Algumas partes devem ser bordadas com linhas horizontais, já em outras, as linhas verticais são a melhor opção. Nas partes mais curvadas as linhas devem acompanhar o desenho com variação de ângulos. Para facilitar, simule o bordado em um rascunho de papel testando diferentes alinhamentos.

bordado-passo-a-passo-ponto-cheio-curvas

No meu exemplo eu usei um tecido com trama uniforme somente para ilustrar, mas o acabamento fica melhor em tecidos planos de algodão ou linho. Clique aqui para saber mais sobre tecidos.

É importante também verificar se o tecido escolhido tem estrutura suficiente para segurar o seu bordado. Preenchimentos com muitos fios pesam no tecido e podem deformá-lo, caso você tenha escolhido um tecido leve. Por isso, escolha o tecido certo e a quantidade de fios suficiente para preencher corretamente o desenho. As linhas perlé, como as que usei no exemplo, são uma boa escolha para iniciantes no bordado.

O preenchimento pode ser feito à partir dos cantos ou do centro do desenho, de acordo com sua preferência. Começando pelo centro é mais fácil ter o controle da direção dos pontos ao longo do bordado.

As mesmas técnicas podem ser aplicadas para preencher formas circulares e curvas com o Ponto Matiz e outros pontos de preenchimento. Clique aqui e confira mais passo a passo de pontos de bordado livre.

Veja o passo a passo em vídeo:

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Karoline disse:

    Que legal! Estou aprendendo a bordar agora e suas dicas são bem úteis, parabéns!
    Abraços,
    marrispe.com.br

  2. Daniela disse:

    Muito legal, gostei das suas dicas e principalmente do seu site.
    Parabens Anne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *