Tecido ideal para o seu bordado

Foto por Nomadic Lass

Foto por Nomadic Lass

Bordados artesanais podem ser feitos em praticamente qualquer tecido, a escolha depende da técnica empregada. É fundamental utilizar um tecido de boa qualidade para não comprometer o resultado final do seu trabalho.

Os tecidos para bordar podem ser planos, como o algodão, ou de trama uniforme, aqueles com quadradinhos bem definidos. Confira alguns dos tecidos mais usados.

Tecidos mais usados

tecidos_planos

Tecidos Planos

ALGODÃO
Tecidos 100% algodão são uma boa escolha. Têm grande variedade de cores e estampas.

LINHO
O linho é apreciado por sua resistência, durabilidade e conforto. Para bordados delicados, você pode usar um linho mais fino e leve, como a cambraia.

SEDA
Tecido delicado, pode ser bordado com linhas finas, pérolas, vidrilhos e lantejoulas.

Tecidos para bordar - Fios contados

Tecidos de trama uniforme

Para bordados com técnica de fios contados, como o ponto-cruz, são indicados os tecidos de trama uniforme. Têm variados tamanhos, dependendo da contagem de fios. Quanto maior a quantidade de fios por centímetro, mais fino o tecido.

ETAMINE
Com trama perfeitamente regular permite uma contagem simples dos fios.

CÂNHAMO
Cânhamo fino tem a trama fechada, sendo indicado para motivos mais delicados.
Cânhamo Grosso é próprio para hardanger, sendo recomendado em toalhas de mesa e peças menos delicadas e para a confecção de peças mais estruturadas como: cortinas, sacolas e bolsas.

VAGONITE
Tecido semelhante ao etamine, porém com trama mais fechada.

 

Esses são alguns exemplos de tecidos para bordar. Existe uma grande variedade com diferentes texturas e cores disponíveis. Antes de escolher o tecido ideal tenha em mente o bordado que será feito e para qual finalidade. A melhor maneira de conhecer os tecidos é bordar em pequenas amostras de tipos diferentes. Assim você pode escolher os seus preferidos e ter ideias de como criar combinações e efeitos no seu trabalho.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Ana Cristina disse:

    Que bom to com um tecido de vagonite não quero mais trabalha com vagonite pois o ponto cruz as peças ficar lindas de mais .

  2. Anna disse:

    Muito obrigada pela postagem! Faço ponto cruz há anos, e recentemente me interessei pelo bordado livre e não tinha ideia de por onde começar, nem o tecido apropriado visto que para minha atual finalidade o etamine não parecia apropriado. O blog de vcs tem me ajudado muito! <3

  3. Fátima disse:

    Bom dia, não entendi a musseline ser boa opção para panos de prato, sendo que é uma seda leve, tecido fino, houve um erro, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *