Bordado Hardanger

Hardanger é uma região da Noruega onde nasceu a técnica de bordado que leva o mesmo nome. Tradicionalmente, o bordado hardanger é um trabalho de linhas brancas sobre tecido branco, ou linhas em tons pastel sobre tecidos pastel, mas hoje em dia também são usadas linhas coloridas. Os padrões mais usados nesse tipo de bordado são os geométricos.

Materiais para Hardanger

O tecido para esse tipo de bordado deve ser de trama uniforme, bem apertada, para não desfiar quando fizer o corte. A linha para bordar nas áreas de corte devem ser um pouco mais grossas que os fios do tecido, já as linhas para preencher os espaços devem ser mais finas.

A agulha de tapeçaria é ideal para esse tipo de bordado, são usadas agulhas de dois tamanho, uma para linhas mais grossas e outra para as linhas mais finas. Você também precisa de uma tesoura pequena, de pontas afiadas. Se quiser, utilize uma pinça de pontas chatas para retirar as linhas cortadas.

Blocos Kloster

O Bloco de Kloster é a característica básica do bordado Hardanger. É um grupo de ponto cheio trabalhado, normalmente, sobre cinco fios. Os blocos protegem as áreas em que alguns fios do tecido são cortados, evitando desfiados.

Cortando linhas

As linhas do tecido são cortadas apenas onde cada ponta foi coberta pelos blocos. Sempre corte somente depois de terminar todo o bordado. Perceba na imagem abaixo que no desenho em forma de diamante os fios do centro não foram cortados, pois as pontas não estão cobertas pelo ponto cheio, e se fossem cortados iriam desfiar.

bordado-hardanger-corte

 

Esses fios que não foram cortados e estão soltos, precisam ser reforçados. Os reforços são feitos com pontos de barras enroladas ou cerzidas. Entre os espaços deixados pelos fios, são feitos pontos de cobertura diversos.

 

Esse é o básico do Bordado Hardanger. A técnica pode ser aplicada em toalhas, almofadas, panos de prato e até em vestuário. Você pode variar as cores das linhas ou bordar da forma tradicional em branco sobre branco e alternar linhas foscas e com brilho para um efeito mais interessante.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Sandra Quirinos disse:

    Bom dia.
    Para fazer o caseado usa-se a linha fina. Pode ser a Clea ou outra similar?
    Obrigada

  2. Aline disse:

    Tenho interesse em aprender está prática, são lindas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *