Combinando as Cores do Bordado

Foto por  lindakl

Foto por lindakl

Com tanta variedade de linhas e tecidos, escolher uma boa combinação de cores para o bordado nem sempre é fácil. Entender um pouco sobre as cores ajuda na hora da escolha, para isso utilizamos o Círculo Cromático, um instrumento de referência para entender e classificar as cores.

Cores Quentes e Frias

Uma das formas de classificar as cores está relacionada à sua temperatura. Cores em que o vermelho é predominante, são classificadas como cor quente, entre elas o laranja e o amarelo. As cores frias tem como predominância o azul, como o verde e o violeta. A percepção das cores quentes é de energia. Já as cores frias são mais calmas e sóbrias.

cores-quentes-frias

Cores Complementares e Análogas

As cores complementares são as que se encontram em lados opostos do círculo e têm uma relação de contrastes fortes.
As cores análogas são as que estão próximas umas das outras no círculo cromático e têm uma relação bastante harmônica.

Combinações Harmônicas

As relações entre as cores podem ser definidas por formas geométricas. Perceba na figura abaixo como as figuras geométricas colocadas sobre os círculos cromáticos apontam para possíveis combinações.

combinacao-cores-harmonicas

Antes de escolher a combinação de cores do seu bordado, tenha em mente a finalidade do projeto. Por exemplo, para um bordado em peças de bebê, cores suaves são a melhor opção. Por outro lado, se o objetivo for dar destaque na decoração de um ambiente, escolha cores mais vivas.

Para ter mais ideias de cores, alguns sites disponibilizam combinações. O meu favorito é o Design Seeds, site que disponibiliza diversas combinações de cores inspiradas em temas como natureza.

Conhecer um pouco a teoria das cores facilita muito na hora de escolher a combinação ideal. O círculo cromático é um recurso de apoio, mas claro que você também pode contar com a sua intuição e suas próprias referências. O importante é buscar harmonia entre as cores, assim seu bordado fica mais expressivo e impactante.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *