Crie bordados em relevo

Stumpwork é um tipo de bordado em relevo. A técnica datada do século VXII utiliza materiais como miçangas coloridas, linhas e tecidos. Na época, os temas mais bordados em stumpwork eram passagens bíblicas ou mitologia e eram trabalhados com riqueza de detalhes. Hoje em dia, esse tipo de bordado pode ser usado para criar peças mais tradicionais ou itens mais modernos e divertidos, com desenhos mais simples.

Tradicionalmente, os tecidos usados para stumpwork são o cetim branco, para o fundo do bordado, junto com o linho e musselina, para os relevos. Para bordar, são utilizadas as agulhas crewel pontiagudas de tamanhos variados.

TÉCNICAS

Slips

Slips são partes do bordado costuradas em um tecido e depois aplicadas em outro tecido. Abaixo você pode ver um slip de pássaro. No tecido de base tem o bordado do tronco onde será aplicado o slip, no caso o pássaro, com algum preenchimento para dar efeito de relevo.

Preenchimento com feltro

Corte camadas de feltro no formato do desenho desejado. A quantidade de camadas que você precisa cortar depende do tamanho do seu desenho original. Cada camada deve ser menor que a anterior, então sempre corte uns 3mm de diferença entre elas. Una as camadas com ponto caseado.

Preenchimento com entretela

Use entretela quando quiser um efeito de relevo mais preciso. Corte as camadas de entretela grossa e junte com ponto de alinhado. Cubra com ponto cheio.

Preenchimento com papelão

Para uma espessura maior enrole o slip em um pedação de papelão grosso.

Combinando materiais de preenchimento

Combine materiais para alcançar diferentes efeitos. Por exemplo, uma ponta feita com papelão pode ser suavizada se você colocar um pouco de enchimento, como feltro, entre o papelão e o slip.

Além dessas técnicas, o relevo também pode ser alcançado com preenchimento de pontos, como o ponto cheio. Também podem ser usados arames como armação, sendo os mais indicados arame fino de artesanato, arame de florista e arame para decoração de bolos.

Para saber mais:
Livro: The complete book of stumpwork embroidery
Tutorial de Flor (Em inglês)
Tutorial de Stumpwork com contas (Em inglês)

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. GLAUCIA HELENA DUARTE PROCOPIO disse:

    ESTE PÁSSARO ESTA A COISA MAIS LINDA E ADOREI A APRENDER COMO PREENCHER O BORDADO COM FELTRO ,MUITO OBRIGADO

  2. walfrida stone disse:

    Obrigado ,pela aula, tenho procurado os livros mas estou com dificuldade de comprar

  3. Celia disse:

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos sobre bordado em relevo, amei.

  4. suerly freitas disse:

    nossa amei faço bordados em fitas,mais esse me encantou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *