Bordando no papel

Você sabia que o bordado também pode ser feito no papel? Fazer arte com papel é tão divertido quanto bordar e juntando os dois fica melhor ainda. Com a versatilidade do papel e a delicadeza do bordado podemos inventar  um infinidade de peças criativas.

A técnica é bem simples:

  • Escolha o desenho que você quer bordar. Com uma fita adesiva, prenda o desenho sobre o papel que será bordado. Se você preferir, pode desenhar diretamente no papel com um lápis.
  • Com um alfinete ou perfurador, faça pequenos furos ao longo do contorno do desenho. Para isso, coloque embaixo do papel alguma superfície macia, como uma toalha, por exemplo. Procure manter a mesma distância entre os furos.
  • Agora é só fazer o bordado. Coloque a linha na agulha e comece a bordar pontos entre os furos. O ponto mais simples é o pesponto. Clique aqui e veja como fazer o pesponto.

Dica: Não é preciso fazer um desenho para bordar. Você pode aproveitar a própria estampa do papel e criar apenas alguns detalhes em bordado. Mas a técnica é sempre a mesma.

Com um pouco de prática, pode até arriscar outros pontos, como o nó francês. Veja na imagem abaixo como fica charmoso um toque de bordado no desenho do papel.

Para cobrir os pontos no lado avesso do papel, cole outro papel em cima. Procure um papel maleável, mas resistente para não rasgar, como o papel cartão. Use a criatividade e tente mesclar materiais, como miçangas, lantejoulas e pedaços de tecidos. Essa técnica é ótima para criar cartões de presente. Experimente e divirta-se.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. GLEICIANNE disse:

    Qual é o nome desta técnica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *