Quilting, Patchwork e Aplique – Materiais

quilting-destaque

Foto por lindakl

Camadas de cores, formas e texturas. Um mundo de possibilidades para criar verdadeiras obras de arte com tecido. Quilting, Patchwork e Aplique já são tradicionais no artesanato e continuam se reinventando. Pode ser um quilt moderno ou mais conservador, cada estilo tem seu espaço e sua expressividade.

As técnicas do quilt são simples de fazer, você só precisa entender o básico de costura e praticar bastante para desenvolver todo o seu potencial criativo.

Quilting são costuras que unem as camadas do quilt. Patchwork é a junção dos moldes de tecidos em novos padrões. Aplique é um tecido colocado sobre o tecido de base.

quilting-patchwork-aplique

MATERIAIS

Para fazer um quilt você precisa, basicamente, dos seguintes materiais:

  • Fita métrica
  • Dedal e alfinetes
  • Agulha ou máquina de costura
  • Lápis e borracha
  • Linhas e tecidos

Além desses materiais, existem diversos outros específicos que facilitam o processo de criação.

 

Materiais para desenho
Réguas, esquadros e compasso ajudam a fazer os desenhos do padrão que você deseja.

Materiais para Marcação
Lápis e giz para fazer o risco no tecido. Existem moldes prontos para quilt úteis para transferir um padrão ao tecido. Os estêncis estão disponíveis em diversos formatos e com desenhos variados.

Instrumentos para medição
Além das réguas básicas e fita métrica, existem réguas específicas para quilt.

Instrumentos de corte
Tesoura é essencial. O cortador circular agiliza o corte dos tecidos. O estile é usado para cortar moldes e estêncis. O corta linha ajuda a cortar costuras menores.

Materiais de costura
Agulhas para costurar. Alfinetes para prender as peças e dedal para proteger os dedos.

Opcionais
O descosedor é utilizado para remover costuras tortas e o vincador para pressionar o tecido.

TECIDOS E LINHAS

Os tecidos mais usados para quilt são os 100% algodão. Lisos, estampados, coloridos, neutros… a variedade é grande e uma forma de escolher uma boa combinação é saber harmonizar as cores.  Clique aqui pra saber mais sobre cores. Escolha linhas que combinem com o tecido. São usadas linhas de costura, linhas para quilting e linhas especiais, como as de seda.

Com os materiais em mãos, é hora de costurar. Em breve vou postar aqui no site algumas técnicas aplicadas na confecção do quilt.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Beatriz disse:

    Adorei pena que não sei costurar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *